Há vários pontos turísticos acessíveis em Maria Farinha e Loteamento Conceição que vale a pena conhecer.

A Ilha de Itamaracá fica exatamente em frente aos Residenciais Riosole e SoleMare e a poucos Quilômetros do Residencial Cidade do México, é acessível por terra ou por mar, com seu forte de Santa Cruz, mais conhecido como Forte Orange, construído durante a ocupação holandesa. A ilha oferece muitas praias, reservas ecológicas da “Mata Atlântica”, e o centro de preservação do Peixe Boi, uma espécie ameaçada de extinção. Vale a pena visitar, também, o Rio Santa Cruz, onde é possível ver grandes extensões de manguezais.

Esportes Náutico

Para quem gosta de curtir esporte náutico Maria Farinha é o lugar perfeito com varias marinhas a onde pode encontrar todos o tipos de embarcações , tem serviço de aluguel de Jet Skis, windsurf, Cai Surf etc.. e para quem quer aprender a velejar as aguas tranquilas do rio Timbó é o lugar ideal para aprender,  podendo usufruir de uma das mais conceituada escola de vela do estado “Vela na Medida” que oferece cursos para crianças com veleiros da categoria Optimist e para adulto com veleiro da categoria Dingue.

Mergulhar nos naufrágios De Olinda – PE

Conhecido como “Capital Brasileira dos Naufrágios”, o Recife faz sucesso entre os mergulhadores. Tem mais de cem embarcações afundadas na região, sendo as mais procuradas as que se concentram entre Cabo de Santo Agostinho e Itamaracá. Neste trecho, há 23 pontos para a prática do esporte, com profundidades que variam entre cinco e 60 metros. A rica e colorida vida marinha, repleta de peixes, moluscos e crustáceos, atrai mergulhadores do Brasil e de diversos países. A melhor época para apreciar as belezas escondidas no fundo do mar é na primavera, quando as águas estão bem calmas e claras.

Bike Trekking

Para quem gosta de Bike esse é o seu lugar, principiante amador até os mais experto ciclistas aqui tem opção de trilha.

Trilha Ilha de Itamaracá – PE – Brasil – 25K

Forte Orange – Loagoa azul 16k

Trilha dos Holandeses

Janga – Abreu e lima – Nova cruz 45k

por mais informação ou trilhas acessa  Trilhas do Mundo

Refúgio Ecológico Charles Darwin

Situada numa área de 60 hectares de mata atlântica, no município de Igarassu, litoral norte de Pernambuco a 20 km de Maria Farinha. Tem como característica principal, ter sua área total composta por uma floresta altamente preservada, entrecortada por rios de água cristalina, agregando em seu interior uma fauna e flora exuberante, o que o torna um local propício a práticas educacionais e investigações científicas.

por mais informações acessa o facebook 

A 15 kilómetro de Maria Farinha

Olinda foi a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1982, após Ouro Preto (MG), e seu conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico havia sido tombado, pelo Iphan, em 1968. Destacam-se, na cidade, excepcionais exemplos de arquitetura religiosa dos séculos XVI e XVII, como o Convento e Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e o Convento de Nossa Senhora das Neves que integra o conjunto arquitetônico do Convento de São Francisco. Seu acervo representativo de várias épocas integra-se de maneira exemplar ao sítio físico, formando um conjunto peculiar, cuja atmosfera é garantida pela presença do mar e da vegetação. O caráter próprio e diferenciado da cidade está nessa ambiência paisagística, que a identifica ao longo da história.

Vizinho a Recife, capital de Pernambuco, o centro histórico de Olinda abrange uma área de 1,2 quilômetro quadrado e cerca de 1.500 imóveis, os quais testemunham diferentes estilos arquitetônicos: edifícios coloniais do século XVI harmonizam-se às fachadas de azulejos dos séculos XVIII e XIX e às obras neoclássicas e ecléticas do início do século XX. O traçado urbano é característico dos povoados portugueses de origem medieval, com seu encanto intensificado pela paisagem e localização.

Fonte : http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/351/

Olinda, o maior carnaval do mundo

Em seus primórdios, a história do carnaval de Olinda confunde-se com a história da folia no Recife e em Pernambuco. Tal como hoje a conhecemos, a maior festa popular do mundo é um evento relativamente recente, sendo marcado pelo surgimento de agremiações como o Clube Carnavalesco Misto Lenhadores, fundado em 1907, e o Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas, de 1912, ambos ainda presentes nos carnavais da atualidade.

O carnaval de Olinda preserva as mais puras tradições da folia pernambucana e nordestina.Todo ano, pelas ruas e ladeiras da Cidade Alta desfilam centenas de agremiações carnavalescas e tipos populares, que mantêm vivas as genuínas raízes da mais popular festa do Brasil. São clubes de frevo, troças, blocos, maracatus, caboclinhos, afoxés, cujas manifestações traduzem a mistura dos costumes e tradições de brancos, negros e índios, base da formação do nosso povo e de nossa cultura.

fonte: carnaval.olinda.pe.gov.br/historia